Procurando responder a todas as suas questões e dúvidas, em relação ao serviço NUTRICIONISTAS ONLINE, deixamos aqui as questões mais frequentes.

1. Como funcionam as consultas? 

O acompanhamento nutricional online é feito através de vídeo-chamada - Skype (recomendado), ou chat - Facebook, com uma das nossas nutricionistas. O método é idêntico a uma consulta presencial, com excepção da pesagem, que terá de ser feita por si em casa, na sua balança.

2. Como marcar?

Por email, marca com o seu nutricionista o dia e a hora da sua primeira consulta. Nesse email, deverá ainda enviar-nos a sua ficha clínica devidamente preenchida (poderá fazer o download da ficha clinica directamente através do site).

3. Não estou a conseguir preencher a ficha clínica.
O que devo fazer? 

Se não consegue preencher ou gravar a sua ficha clínica poderá ter uma versão do acrobat reader desactualizada, pelo que deverá fazer o download da nova versão através do seguinte link: - http://get.adobe.com/br/reader/?promoid=HRZAC (Microsoft) - (Apple)

4. Qual é a forma de pagamento?

Através de transferência bancária ou através de cartão de crédito (Paypal):
Nota: Para confirmar a consulta, é necessário o envio do comprovativo de pagamento para o seguinte email: nutricionistasonline@gmail.com.

5. Preciso de ter algum material específico para a consulta? 

É necessário ter uma balança (digital ou de ponteiros) para a pesagem. É importante que a sua balança seja fiável, ou seja, que dê sensivelmente o mesmo peso após 3 pesagens consecutivas. Se tiver uma fita métrica, poderá também medir o perímetro abdominal (zona mais volumosa do abdómen).

6. Preciso de instalar algum programa?

Necessita de ter um microfone e/ou câmara no computador e uma conta skype (caso opte pela vídeo-chamada) ou uma página de facebook (caso opte pelo chat). Também existem outras opções, como o Facetime.

7. Qual a periodicidade do acompanhamento?

O intervalo entre consultas será determinado entre si e a sua nutricionista, tendo em conta os seus objectivos e a sua disponibilidade.

8. Quais os horários para marcação?

As consultas podem ser marcadas em horário laboral e pós-laboral (fuso horário de Portugal - UTC+0): 2a feira a 6a feira, das 08:00 às 22:00.

9. Qual a duração das consultas?

A primeira consulta tem a duração aproximada de 45 minutos. As consultas de acompanhamento tem a duração aproximada de 30 minutos.

10. Preciso de tomar algum suplemento alimentar ou complementar com tratamentos específicos?

O Nutricionistas Online distingue-se de outros serviços pelo facto de não recorrer a tratamentos estéticos ou suplementos alimentares, pois acredita que os melhores resultados advêm exclusivamente da alimentação. Apenas em casos específicos (ex: desportistas, grávidas) será necessário complementar a dieta com suplementos alimentares. Nestes casos, aconselharemos opções disponíveis no mercado. Não temos nenhum vínculo com nenhuma empresa ou laboratório.

11. São só consultas de emagrecimento?

Não, existem também consultas para manutenção ou aumento de peso, gestão de peso na gravidez e alimentação em caso de doença (ex: diabetes).

12. Quem pode marcar uma consulta de nutrição?

Mulher (incluindo grávidas), homem e adolescentes (com autorização parental).

13. Como é feita a consulta?

No dia da consulta, deverá pesar-se e fazer a medição do perímetro abdominal (zona mais volumosa do abdómen). A pesagem deve ser feita sempre na mesma balança, à mesma hora e de preferência apenas com a roupa interior. Na sua primeira consulta, serão traçados os objetivos e as medidas adequadas para os atingir. É prescrito um plano alimentar personalizado e desenhado exclusivamente para si, mediante os seus gostos, horários e estilos de vida. Nas consultas de acompanhamento, são reavaliadas as medições feitas na primeira consulta, de forma a conhecer os resultados atingidos. O plano alimentar é alterado e ajustado, face aos resultados obtidos, tendo em conta as necessidades e exigências de cada paciente.

14. Como consigo manter os resultados obtidos?

Uma vez atingidos os objetivos, faremos uma retrospetiva dos resultados e das alterações corporais conseguidas. É prescrito um plano alimentar de manutenção, de forma a conseguirmos manter os resultados. Esta fase de manutenção é fundamental para o sucesso dos resultados.

15. Que método é utilizado? 

O método utilizado passa por entender cada caso (cada pessoa tem os seus hábitos e gostos únicos!) e, de uma forma natural (sem passar fome, sem extremismos de curto prazo), promover uma alteração personalizada dos hábitos alimentares que permita, com resultados comprovados, uma perda de peso sustentável, mantendo o prazer de uma alimentação com que se identifique. 

16. O que vou aprender? 

Poderá aprender a fazer um planeamento alimentar equilibrado, a ler rótulos (esses códigos complicados que tantas vezes nos enganam!) e receitas úteis onde sabor e saúde se complementam. 

17. Que método é utilizado? 

O método utilizado passa por entender cada caso (cada pessoa tem os seus hábitos e gostos únicos!) e, de uma forma natural (sem passar fome, sem extremismos de curto prazo), promover uma alteração personalizada dos hábitos alimentares que permita, com resultados comprovados, uma perda de peso sustentável, mantendo o prazer de uma alimentação com que se identifique. 

18. Porque é que o acompanhamento por um nutricionista é essencial? 

Já pensou porque as pessoas frequentam ginásios para fazer exercício físico, apesar de, naturalmente, também o poderem fazer ao ar livre? Provavelmente porque no ginásio o acompanhamento profissional e o investimento que a pessoa faz no compromisso de fazer exercício são essenciais para a motivação, sem a qual não se conseguem obter bons resultados. Também na nutrição é essencial orientação profissional e um investimento pessoal sério para se atingir os níveis de motivação adequados e, assim, se obter resultados. Acresce ainda a vantagem de participar na elaboração do seu plano alimentar, o qual será feito à medida dos seus gostos, necessidades, ritmo de vida, procurando garantir o máximo de prazer e bem-estar, fundamentais para a sustentabilidade dos resultados.